Seminários e Oficinas

As oficinas são espaços interativos onde os participantes poderão ter um contato maior com as estratégias da inteligência artificial, por meio de exemplos de aplicações da IA será possível o melhor entendimento sobre a IA e estabelecer uma visão crítica frente a essas tecnologias.

As inscrições para as oficinas foram encerradas.

Equipes:

Fiocruz Minas: Anna Carolina Pinheiro Lage, Anna Luiza Moreira Martins, Fabiano Sviatopolk-Mirsky Pais, Frederico Gonçalves Guimarães, Gabriel Fernandes, Isabela Thamara Sabino Dutra, João Paulo Linhares Velloso, Letícia Gracielle Tôrres de Miranda Estevam, Paul Anderson Souza Guimarães, Sandra Grossi Gava

CEFET-MG: Ana Júlia Souza e Silva, André Júnior Lopes Cardoso, Diego Simões Maria, Ezequias Kluyvert de Oliveira Lemos, Henrique Coelho Mendes, Izabela Amélia Marques de Andrade, João Vitor Lima Gomes, João Pedro de Freitas Gomes, Júlia Bindi Alencar de Jesus, Pablo Henrique Santos, Ronaldo Mendonça Zica, Sandro Renato Dias, Tássyla Lissa Lima

Seminários

Seminários sobre Inteligência artificial
Dia 21/10 - 9h - 12h Equipe: Fausto Gonçalves dos Santos, Frederico Gonçalves Guimarães, Gabriel Fernandes e Paul Anderson Souza Guimarães (Fiocruz Minas)

Os seminários irão fornecer base teórica para entendimento da inteligência artificial, Serão abordados os temas: inteligência e inteligência artificial (processo de aprendizagem e experimentação), dados (observações, variáveis qualitativas e quantitativas), o computador (hardware, software, arquitetura e programação), Apredizado de máquina (algoritimos e avaliação), aplicações no dia-a-dia e na saúde humana.

Oficinas

Responsável: Gabriel Fernandes (Fiocruz Minas)

Nesta oficina discutiremos como os cientistas identificam os fatores que podem estar mais associados ao destino do paciente com Covid-19. Iremos discutir alguns trabalhos que identificam características, comorbidade e sintomas associadas à Covid-19, e analisaremos dados de prontuários de pacientes para tentarmos identificar padrões.

Responsável: Paul Anderson Souza Guimarães (Fiocruz Minas)

Que tal aprender os conceitos básicos de programação de forma simples e intuitiva? Nessa oficina vamos usar a plataforma Scratch pra apresentar esses conceitos e, quem sabe, te dar o empurrão inicial pra você se tornar um programador?

Responsável: Sandro Renato Dias (CEFET-MG)

Ao efetuar as tarefas presentes no dia a dia, é frequente entre as pessoas um sequenciamento de atividades: é estabelecida uma ordem com a finalidade de realizar as atividades de modo eficiente, satisfatório. Embora a solução de um cubo mágico possa muitas vezes parecer enigmática e complicada, ela nada mais é do que um conjunto de passos a serem realizados em sucessão e que convergem na resolução do problema inicial, ou seja, é um algoritmo.

Na oficina realizada serão apresentados algoritmos simples os quais permitem a montagem facilitada de cubos mágicos de natureza 3x3x3. Para realização de tal tarefa serão empregados cubos reais, somados a softwares que permitam melhor entendimento e participação dos ouvintes.

Responsável: Gabriel Fernandes (Fiocruz Minas)

Nesta oficina vamos discutir os anúncios que aparecem no seu computador, os filmes e músicas que as plataformas de stream te sugerem. Faremos um experimento para identificar o perfil de consumo ou hobby dos participantes e a partir daí sugerir alguns produtos.

Responsável: Frederico Gonçalves Guimarães

Utilizando situações práticas será estabelecida uma discussão com os participantes sobre os potenciais e as limitações da inteligência artificial, bem como os aspectos éticos envolvidos e derivados do seu uso.

Responsável: Sandro Renato Dias (CEFET-MG)

A oficina visa mostrar a introdução e aplicações de inteligência artificial no contexto da robótica, passando por uma breve introdução sobre construção de algoritmos e utilizando na prática o funcionamento desses algoritmos no controle de dispositivos como arduino e lego mindstorm utilizando simuladores para fixação do conteúdo.

Responsável: Gabriel Fernandes (Fiocruz Minas)

Nesta oficina veremos se o horóscopo de fato influencia na sua personalidade. A partir de uma enquete, veremos se há um padrão de personalidade associado aos signos, e testaremos se a partir das características seremos capazes de adivinhar o signo das pessoas.

Responsável: Sandro Renato Dias (CEFET-MG)

Nesta oficina abordaremos os princípios básicos dos algoritmos bem como da Inteligência Artificial, demonstrando como os algoritmos contribuem para a construção de uma "inteligência". Os participantes aprenderão a construir pequenos programas.

Responsável: Gabriel Fernandes (Fiocruz Minas)

Nesta oficina iremos analisar e identificar as variáveis que melhor descrevem uma função de objetos. Tentaremos então adivinhar a função de objetos a partir dessas características descritivas.

Responsável: Frederico Gonçalves Guimarães

Você já leu algum daqueles termos de uso que aparecem toda vez que você vai se cadastrar em algum lugar? Você tem alguma ideia do que você autorizou que fosse feito ao clicar no "Eu aceito"? Pois é, talvez você tenha concordado com algo que, na vida real, jamais permitiria. Nessa oficina vamos tentar entender o que acontece.